segunda-feira, 10 de março de 2014

Reciclagem em Curitiba

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Curitiba, a coleta de resíduos recicláveis atende a todos os bairros da cidade, diariamente, são recolhidas cerca de 555 toneladas de lixo reciclável. 
Curitiba possui duas iniciativas públicas para a coleta desses materiais: o Câmbio Verde (iniciou-se 1991), e consiste na troca do lixo reciclável por frutas e verduras frescas, e o Lixo que Não é Lixo (1989) onde com caminhões recolhem detritos reaproveitáveis em toda a cidade, três vezes por semana.
A população demonstra grande envolvimento com o programa Lixo que Não é Lixo. O Câmbio Verde conta com 98 pontos de trocas espalhados pela cidade. A cada mês, 260 toneladas de lixo reciclável são trocados por 80 toneladas de alimentos beneficiando milhares de famílias. A ideia é que 4 quilos de materiais recicláveis resultem em 1 quilo de alimento. O óleo de cozinha também é usado como moeda de troca. A cada dois litros depositados em garrafa pet, um quilo de frutas e verduras será disponibilizado.
O material recolhido é encaminhado à Usina de Valorização de Rejeitos, administrada pelo Instituto Pró-Cidadania de Curitiba. Após a separação, os materiais são vendidos para indústrias que os utilizam como matéria-prima. A renda é revertida em ações sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário