sexta-feira, 21 de março de 2014

Aproveitamento da energia solar

A forma mais simples de se aproveitar a energia solar é definida ainda em fase do projeto arquitetônico. Um bom direcionamento de aberturas pode significar um economia posterior bastante significativa.
Mas o sol pode oferecer muito mais! Um exemplo cada vez mais comum são os painéis solares térmicos, capazes de transformar a radiação captada em calor para ser utilizado no aquecimento de água.
Há também a opção de placas de energia solar fotovoltaica, esses painéis por sua vez, são capazes de transformar a radiação em energia elétrica.
Ainda há as placas para energia termossolar, é um sistema mais caro, porém com maior eficiência. Inicialmente há a captação da radiação e a transformação da mesma em calor, mas através de espelhos, também chamados de concentradores, esse calor é usado para a "fabricação" de energia elétrica.
Além de todas as vantagens econômicas, considerando o custo - benefício, é importante lembrar do preservamento dos recursos naturais que virão a partir do aproveitamento da energia solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário